segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Funcionários de shopping tentam impedir colega transexual de usar banheiro feminino

Gente, acreditem. As informações abaixo são verídicas, infelizmente.

Um abaixo-assinado de 21 funcionários do Shopping Barra, localizado em Salvador (BA), encaminhado à direção do centro comercial pedia que uma companheira de trabalho transexual fosse impedida de usar o banheiro feminino. O caso foi denunciado nesta quinta-feira (9) pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), ONG voltada aos direitos da população LGBT.


Segundo o GGB, as funcionárias do shopping alegaram constrangimento ao dividir o banheiro com a colega trans. Para o ativista transexual, Fernando Gabriel, 26, faltou “discernimento às funcionárias”.
“Elas precisam entender que uma transexual feminina também tem a identidade de gênero de uma mulher. Apenas nasceu em um corpo que não condiz com a sua cabeça. Ela é uma mulher e tem o direito de usar o banheiro. É absurdo [as funcionárias] acharem que podem ser vítimas de qualquer ato constrangedor. Seria como proibir as mulheres que são lésbicas de usar o banheiro, o que seria outro enorme absurdo”, declarou.
O Shopping Barra emitiu nota esclarecendo que “não pretende adotar qualquer postura” que venha a impedir o acesso da funcionária ao banheiro feminino.
Procurada por esta reportagem, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo da Bahia informou que a secretária Paulette Furacão (também transexual) foi até o Shopping Barra para ouvir a transexual alvo do abaixo assinado. Segundo a secretaria, como não houve nenhum ato discriminatório por parte do shopping, nenhuma medida será tomada, mas, caso seja necessário, o órgão irá intervir “para que a dignidade dela seja preservada”.

Fonte: Blog LGBT

Um comentário:

  1. nossa, que malvadeza. nao a homofobia. podemos sermos todos felizes com as diferencas...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo o seu comentário, Avesso. Saiba que é um prazer esse feedback. O quanto antes o seu comentário será lido e respondido!

Três beijos,
Garoto Avesso.