domingo, 29 de dezembro de 2013

Parada Gay 2013, Fortaleza

Tudo bem que é post um pouco antigo, mas é válido, ainda, discutir acerca do tema. Afinal, a Parada Gay é uma forma de lutar a favor dos direitos dos homossexuais, que são no mínimo o respeito em relação à condição. Após ler, relate sobre. ;) .

Aconteceu neste domingo, 7, na Avenida Beira Mar a 14ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Realizado pelo Grupo de Resistência ASA Branca (GRAB), a edição 2013 que foi composta por cerca de 1 milhão de pessoas, celebrou conquistas como o arquivamento da “Cura Gay” e também marcou pelos protestos pedindo a saída do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmera Federal.

A parada pela Diversidade Sexual do Ceará atraiu um público heterogêneo e pautado por reivindicações políticas. A organização, no entanto, reclamou da atuação da Polícia Militar e Guarda Municipal. A Parada acontece há 14 anos. Tive a oportunidade de trabalhar em seis dessas edições. Na primeira, eram 200 pessoas e hoje somamos 1 milhão. Acho que todo gay deveria ir, é o único dia do ano em que esse grupo ganha visibilidade, que a cidade olha pra gente. Existem muitas opiniões referentes a Parada, mas não acho um problema que seja considerada uma festa ou até mesmo uma micareta. Tem que ser alegre, tem que ter uma celebração, música, beijo, encontro, enfim.”, afirma Felipe Araújo, que foi convidado pelo o GRAB pela terceira vez.


Segundo a diretora do GRAB, Dediane Souza, o destaque deste ano ficou com o tema da parada"LGBTs no armário nunca mais! União e Conscientização na luta contra o fundamentalismo". "É importante a gente pautar a questão do fundamentalismo e do retrocesso das lutas LGBTs porque temos que garantir os direitos das pessoas que se autoafirmam LGBT. Essas pessoas não podem viver no anonimato e esperamos que o Estado garanta o direito da população LGBT. Também pedimos que o fundamentalismo religioso não interfira na construção desses direitos", explica Dediane.


“É uma luta de movimentação política que virou “festa”, “micareta”. Mas mesmo assim a Parada tem visibilidade para os movimentos, e isso é muito importante, mas infelizmente, vem perdendo. Existem as exceções, como por exemplo, grupos de feministas que fazem as suas manifestações no chão, tocando, lutando ao lado do povo, e não em cima de um trio. Respeito sim o movimento, as pessoas devem ir acima de tudo, independente de cor, raça, orientação sexual, enfim. É como a minha mãe ensinou, trate o outro como gosta de ser tratado.” afirmou a fotógrafa Velma Zehd.



4 comentários:

  1. Sempre é válida toda e qualquer luta pelo direito seja dos gays assim como outros tipos de direitos que merecem ser pautados, porém a parada gay se torna a cada ano uma grande "micareta", onde o povo deixa de lado o que realmente importa que é seu direito quanto a sua "orientação", que é o termo politicamente correto a ser usado e passam a ter atitudes que tira toda uma possível seriedade do movimento feito a cada ano. Enfim parada gay em minha opinião é algo descartável até que realmente seja feito da forma correta não só pelos organizadores assim como por quem participa do evento anual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Anônimo Avesso, embora o movimento tenha as suas falhas, a carência do lado político da coisa; as pessoas estão lá, reivindicando os seus direitos, protestando em busca de igualdade. Quando estive conversando com o Felipe Araújo, uma frase dele foi bem marcante: "...é o único dia do ano em que esse grupo ganha visibilidade..."

      Fique acompanhando o blog.

      Três beijos,
      Garoto Avesso.

      Excluir
  2. Boa visão. Mas o movimento deixou de ser político. Acho que nem todos levam a sério realmente. É isso que fracassa tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Júnior Avesso, infelizmente. Mas vamos acreditar aos que vão com visão de mudança e luta aos direitos de liberdade de expressão... Obrigado pelo o comentário, Júnior.

      Excluir

Muito obrigado pelo o seu comentário, Avesso. Saiba que é um prazer esse feedback. O quanto antes o seu comentário será lido e respondido!

Três beijos,
Garoto Avesso.